À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

31/01/2009

Mitsubishi do Tramagal também vai parar produção em Fevereiro e Março

A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), no Tramagal, interrompeu esta sexta-feira a produção do modelo Canter devido à redução de encomendas, tendo já anunciado que vai voltar a parar mais dias nos próximos meses.

Segundo Jorge Rosa, presidente do conselho de administração da MFTE, "estão previstos 23 dias de paragem no primeiro trimestre", sendo que os dias de paragem de produção são o "reflexo da redução acentuada de encomendas".

As datas de suspensão da produção na fábrica da marca nipónica estão já agendadas para os próximos meses, sendo que as próximas ocorrerão nos dias 5 e 6, 12 e 13, 19 e 20, e 25, 26 e 27 de Fevereiro.

No mês de Março as máquinas da empresa voltam a parar entre os dias 24 e 27 e nos dias 30 e 31 sendo que, no total do primeiro semestre, a laboração "pode parar entre 40 a 45 dias", afirmou à Lusa o responsável da empresa.

Segundo disse, esse período temporal "reverterá para um banco de horas ou será utilizado em formação dos funcionários", número que se cifra actualmente em 357 pessoas com vínculo à empresa.

"Está em estudo a adesão ao plano do Governo para o sector automóvel, nomeadamente no que diz respeito à formação profissional e, no último trimestre de 2008, a empresa ajustou o número de colaboradores a esta nova realidade pelo que face aos dados disponíveis nesta altura não se prevêem alterações nesse aspecto", afirmou.

Apesar da crise, Jorge Rosa disse que a empresa mantém o projecto de vir a construir um novo modelo do camião Canter, a partir de 2011, na fábrica do Tramagal, "o que a projectará para o ano 2020".

"A empresa já anunciou a produção do sucedâneo da actual versão da Canter, previsivelmente para 2011, o que implicará investimentos na ordem dos 20 milhões de euros nos próximos anos nesta fábrica", afirmou o responsável.

Segundo disse, "o modelo que vamos aqui produzir não é o modelo híbrido, como alguns órgãos de informação chegaram a noticiar, mas o sucedâneo da actual Canter, alargando a sua exportação para os países do Golfo e Norte de África".

A empresa, que exporta actualmente para mais de 30 países europeus, registou um aumento de vendas de 3,5 por cento no ano passado, face a 2007, produzindo 10.886 unidades e alcançando a produção da viatura número 150 mil em cerimónia presidida pelo primeiro-ministro José Sócrates.

Jornal de Notícias (30.01.09)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails