À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/01/2009

Outras soluções políticas são urgentes

Público - 23.01.09
Qimonda, maior exportador nacional, abre processo de falência
A Qimonda, o maior exportador nacional de origem alemã que emprega 1800 trabalhadores, foi obrigada a solicitar a abertura do processo de falência no tribunal de Munique, devido à incapacidade para satisfazer os seus compromissos financeiros, avança a edição online do “Diário Económico”.
Delphi de Braga está a negociar processo de "lay-off" com trabalhadores
A Delphi, empresa de componentes de automóveis, tem em curso um processo de lay-off na unidade industrial de Braga. A porta-voz da empresa confirmou ao PÚBLICO a existência do processo que foi ontem apresentado aos representantes dos trabalhadores e acrescentou que a multinacional não tem em curso nenhuma negociação a decorrer com o Governo português.
Economia portuguesa vai contrair mais que 0,8 por cento este ano
Nem 0,8 nem 1,6. O governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, admitiu ontem que a economia portuguesa vai contrair mais do que 0,8 por cento este ano, mas que não chegará a atingir a previsão "sem fundamento" da Comissão Europeia (CE) que estima que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional caia 1,6 por cento.
Desemprego sobe em todo o país, mas mais no Algarve
O desemprego aumentou em todas as regiões do país em Dezembro, tanto relativamente ao mês anterior como quando comparado com igual mês de 2007, indicam os dados divulgados ontem pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). A região do Algarve foi aquela em que se registaram as maiores subidas.

Diário de Notícias - 23.01.09
Hotéis de luxo despedem 120 trabalhadores
Ritz, Tivoli, Sheraton, Marriott e Lapa iniciaram processos de rescisão de contrato com trabalhadores devido à crise, revela sindicato. Empresas negamCinco hotéis de luxo em Lisboa iniciaram processos de rescisões de contratos por mútuo acordo com vários trabalhadores.
MALPARADO DAS FAMÍLIAS ACIMA DE 3 MIL MILHÕES
Evolução do crédito. De mês para mês, agrava-se a situação de muitas famílias.
Inscrições de desempregados com maior aumento em 15 anos
Mercado de trabalho. Registos sobem 26% no último trimestre de 2008.

Jornal de Notícias - 23.01.09
Crise nos automóveis
ANTÓNIO ORLANDO
Rui Barroso, 31 anos, vendedor de automóveis, passou a figurar na lista dos desempregados do Norte a dia 1 de Maio de 2008. Nessa data, o patrão deu-lhe duas opções: ou ia para o fundo de desemprego ou deixaria de pagar-lhe o salário.
Garcia sem carta
MARISA RODRIGUES
Perdeu a conta às vezes que ouviu a palavra "dispensado". Aos 46 anos, Eduardo Garcia, de Quarteira, Loulé, é "uma espécie de desempregado crónico". Está uma vez mais sem trabalho, depois de ter sido afastado de uma empresa de segurança.
416 mil no desemprego
ANA PAULA LIMA
No final de Dezembro de 2008, havia 416 005 desempregados nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas. Mais 6,6% em relação ao mesmo mês de 2007, que se traduz na maior subida desde Setembro de 2004.

Jornal de Negócios - 23.01.09
Provedor recomenda reembolso de juros dos certificados de aforro
Completa-se hoje um ano desde a publicação em Diário da República do novo regime dos certificados de aforro. A Portaria, que entrou em vigor logo no dia seguinte, instituiu a criação de uma nova série menos generosa na remuneração (série C), e baixou o coeficiente da fórmula de cálculo dos juros aplicada aos certificados existentes (série B), levando a uma fuga de capital destes produtos públicos de poupança.
Actividade industrial e dos serviços em queda pelo oitavo mês consecutivo
A actividade industrial e dos serviços na Zona Euro contraiu-se, em Janeiro, pelo oitavo mês consecutivo uma vez que a recessão económica a nível mundial prejudicou as exportações e o gastos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails