À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/01/2009

Perspectivas dos portugueses para 2009 são das mais pessimistas da Europa

Ana Rita Faria - Público.pt (19.01.09)

Para os portugueses, a economia está mal, a situação do emprego ainda pior e o cenário negro apenas tenderá a piorar nos próximos tempos. Estas são algumas das conclusões do Eurobarómetro, inquérito divulgado hoje pela Comissão Europeia, que compara a opinião pública dos países europeus.

De acordo com o documento, a esmagadora maioria dos portugueses (92 por cento) avalia a situação económica do país como má, uma tendência seguida pelos outros países da União Europeia (UE), embora a um nível menor (a média aqui é de 69 por cento).

Além disso, Portugal é o país da União Europeia com mais avaliações negativas em relação à situação do emprego, com 95 por cento dos portugueses a considerar que esta é má – 26 pontos percentuais acima da média europeia.

A agravar o cenário, as expectativas de que a situação económica venha a melhorar parecem ser totalmente afastadas pela maioria dos portugueses, além de serem mais pessimistas do que as da generalidade dos cidadãos europeus.

A maioria (60 por cento) prevê que a situação do emprego no país piore nos próximos 12 meses, ao passo que 58 por cento tem uma expectativa idêntica em relação à evolução da situação económica nacional.

Face a um panorama económico pouco elogiado e a expectativas deterioradas para o futuro, a maioria dos portugueses (54 por cento) dizem estar insatisfeitos com a vida que levam, um valor bastante superior à média da UE (mais 31 pontos percentuais).

Não é de admirar. Afinal, 68 por cento dos inquiridos no Eurobarómetro avaliam a situação financeira do agregado familiar como má.

Além disso, mais de metade (64 por cento) considera que o seu poder de compra piorou e 77 por cento diz ter dificuldades em pagar as contas no final do mês.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails