À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/11/2011

Sindicato alerta para milhares de despedimentos se avançar extinção de freguesias

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) alerta para milhares de despedimentos se for implementada a reforma da administração local proposta pelo Governo, que prevê a extinção de 2.400 juntas.

“No momento em que se fizer uma extinção de freguesias e agregação de outras a tendência será haver gente a mais para alguns serviços. Isso, inevitavelmente, significa despedimentos”, afirmou João Avelino, representante do sindicato.

Em declarações à Lusa após a reunião distrital de presidentes de juntas de freguesia realizada na segunda-feira à noite, em Paredes, o sindicalista disse não haver ainda um número concreto de pessoas afectadas pela reforma, mas admitiu que serão milhares.

Recordando que naquelas autarquias, a nível nacional, trabalham mais de 8000 pessoas, João Avelino apontou o exemplo de várias freguesias urbanas da área metropolitana do Porto, para as quais está prevista a extinção, e que empregam centenas de trabalhadores.

O sindicalista alertou para as consequências sociais da reforma, sobretudo porque afectará pessoas que, na sua maioria, vieram do fundo de desemprego e recebem salários baixos.

À Lusa admitiu que o STAL está muito preocupado e, por isso, está a desenvolver, desde Julho passado, uma petição a entregar na Assembleia da República, no dia 12 de Dezembro, quando se assinalarem os 35 anos das primeiras eleições autárquicas realizadas em Portugal.

Na reunião de ontem à noite, em Paredes, os autarcas da freguesia do distrito do Porto decidiram manifestar-se, no próximo dia 20, na praça D. João I, em protesto contra a reforma da administração local proposta pelo Governo, que prevê a extinção de cerca de 2.400 juntas entre cerca de 4.200.

A decisão foi tomada numa reunião que juntou algumas centenas de autarcas de todo o distrito do Porto, de vários partidos.
 
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/sindicato-alerta-para-milhares-de-despedimentos-se-avancar-extincao-de-freguesias-1519957

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails