À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/05/2010

Salários isentos de IRS pagam nova taxa de 1%

A sobretaxa do IRS, que começa a ser aplicada em Julho, pode abranger rendimentos de trabalho que até agora estão isentos de fazer retenção na fonte. E deverá também "apanhar" os subsídios de férias pagos a partir daquela data.

As tabelas de retenção na fonte do IRS em vigor dispensam de pagamento deste imposto os rendimentos até 556 euros. Mas de acordo com as explicações oficiais do Ministério das Finanças prestadas ao JN em relação à sobretaxa do IRS, tudo indica que apenas quem ganha até 475 euros por mês (o valor do salário mínimo) vai ficar de fora do aumento adicional de 1% deste imposto. Assim sendo, o número de contribuintes sujeito a imposto sobre o rendimento vai aumentar.

É que, pelas tabelas de retenção na fonte actualmente em vigor, um titular não casado e sem filhos não faz retenção na fonte até 556 euros mensais. Se tiver filhos e mantiver a condição de não casado, só começa a pagar IRS a partir de 628 euros e o limite ainda é mais elevado se for casado e tiver filhos.

Também os trabalhadores do sector privado que recebem o subsídio de férias apenas no mês anterior às férias deverão ver este vencimento extra sujeito à nova sobretaxa do IRS, a não ser que o recebam antes de 1 de Julho. No caso da Função Pública e dos pensionistas esta situação não deverá colocar-se uma vez que o subsídio de férias é pago em Junho.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1570400

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails