À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/05/2010

Estado vai buscar 400 milhões aos salários

A partir de 1 de Julho, os portugueses vão ter menos dinheiro da carteira: o ordenado vai diminuir (com a subida da retenção do IRS) e o IVA aumentar, encarecendo todos os produtos e serviços. O aperto financeiro mantém-se até ao final de 2011.

A taxa adicional de IRS (1 % para quem ganha até 1284 euros por mês e de 1,5% acima daquele valor) vai proporcionar uma subida da receita , já este ano, de cerca de 400 milhões de euros. É este o esforço colectivo que vai ser pedido a todos os portugueses que ganham acima do salário mínimo nacional. A este montante junta-se ainda um valor semelhante que será obtido através da subida de todas as taxas do IVA.

Em termos individuais, o contributo será mais reduzido, mas pesará todos os meses no recibo de ordenado. Quem costuma olhar para a folha do vencimento para ver quanto paga de IRS deve acrescentar a esse valor mais 1% ou 1,5% a partir de Julho. Traduzindo em números: uma pessoa que ganha 1100 euros ilíquidos por mês e desconta 88 euros de IRS vai passar a pagar 99 euros. Além desta "perda" de 11 euros mensais, irá ainda deparar-se com um aumento generalizado dos preços quando for ao supermercado, à farmácia, atestar o depósito do carro ou pagar a factura da luz.

Já os trabalhadores que passam recibos verdes e não estão obrigados a fazer retenção na fonte, serão chamados a fazer este acerto da taxa adicional de IRS no próximo ano.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1569567

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails