À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/10/2011

Dezenas de milhares de pessoas nas ruas de Atenas antes da votação de mais austeridade

Dezenas de milhares de manifestantes juntaram-se hoje frente ao Parlamento grego, após confrontos violentos ontem, no dia em que os deputados vão votar mais um novo pacote de austeridade e em que prossegue a greve geral de dois dias.

Espera-se que os deputados aprovem hoje este novo plano, exigido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de ontem parte dele ter passado numa primeira votação, com dezenas de milhares de manifestantes nas ruas de Atenas a protestar contra mais austeridade – de perto de cem mil a 200 mil, segundo várias estimativas – e com confrontos violentos que provocaram pelo menos 15 feridos.

No entanto, pelo manos dois deputados da maioria no poder (do partido socialista da Grécia, o Pasok), disseram que podiam votar contra uma das medidas deste pacote, relata a Reuters.

Se for aprovado, o projecto que vai ser votado hoje ao final do dia no Parlamento grego levará a uma baixa brutal do nível de vida dos gregos, sobretudo dos funcionários do Estado, para diminuir o enorme défice das contas públicas do país e evitar a sua falência.

A greve geral em curso foi decretada pelos sindicatos dos sectores público e privado e vários milhares de simpatizantes da Frente de Trabalhadores pró-comunista (Pame) desfilaram no centro de Atenas desde as 6h00. “Não ouçam a plutocracia, juntos podemos vencer”, gritavam os manifestantes.

A televisão privada grega Skaï transmitia hoje de manhã em directo as manifestações na Praça Syntagma, dizendo que o Parlamento estava “sob cerco”.

http://economia.publico.pt/Noticia/dezenas-de-milhares-de-pessoas-nas-ruas-de-atenas-antes-da-votacao-de-mais-austeridade-1517416

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails