À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/10/2011

Cortes e alterações no IRS tiram até nove mil euros aos pensionistas

s pensionistas vão voltar a perder rendimento líquido com as alterações no IRS e os cortes nos subsídios que podem variar entre dois e nove mil euros nos escalões mais elevados.
 
foto PAULO SPRANGER/global imagens
Cortes e alterações no IRS tiram até nove mil euros aos pensionistas

 
De acordo com as simulações da consultora PricewaterhouseCoopers, no caso dos pensionistas solteiros, a perda de rendimento face a 2011 pode variar entre os dois mil e mais de cinco mil euros com as alterações contidas na proposta de Orçamento do Estado para 2012.
Tomando o exemplo de um pensionista solteiro, com um rendimento de 14 mil euros, com despesas de saúde de mil euros, e deduções pessoais de 261,25 euros ao longo de 2010, 2011 e 2012, a consultora calcula que o pensionista perderá no próximo ano à volta de 2131 euros de rendimento líquido de imposto face a 2011, onde já é incluída a perda de parte do subsídio de Natal, devido à sobretaxa extraordinária em sede de IRS.
Para estes cálculos, a PricewaterhouseCoopers conta com a perda de dois subsídios, de férias e Natal, na totalidade e com a limitação nas deduções à colecta das despesas de saúde a 10%.
O mesmo perfil aplicado nos escalões de rendimento superiores, mas com um ligeiro aumento das despesas de saúde que o contribuinte pensionista solteiro, mas também no caso de um pensionista casado onde contam dois titulares, comprova um perfil de perda de rendimento que vai agravando consoante o rendimento aumenta.
No caso de um pensionista casado, que entrega a sua declaração de IRS em conjunto com outro titular, a perda é proporcional e assiste-se - exemplo de dois titulares com rendimento total bruto de 24 mil euros - a uma perda superior a quatro mil euros nesta casa, contando também com uma duplicação do valor das deduções pessoais (522,50) e das despesas de saúde (2000 euros, dos quais contam apenas 200 devido à limitação imposta no orçamento).
O caso dos pensionistas casados, que contam dois titulares na declaração de IRS, no escalão de rendimento mais elevado da simulação - 144 mil euros anuais de rendimento bruto - a perda no rendimento líquido supera os 9 mil euros.
De acordo com as simulações da PricewaterhouseCoopers, os pensionistas já tinham sentido uma redução considerável no seu rendimento líquido anual devido à sobretaxa em sede de IRS que lhes retira parte do subsídio de natal este ano mas vêm este valor agravar-se significativamente com as mudanças no IRS e os cortes nos subsídios de natal e férias no próximo ano.
Os pensionistas, já depois de verem as suas reformas congeladas, vêm agora ainda mais reduzidos os seus rendimentos, numa altura em que tudo se complica: os preços sobem, graças em parte a uma actualização de preços e a vários aumentos devido a mudanças de produtos nas taxas de IVA, as deduções à colecta limitadas, aumentos de quase todos os impostos e de constrangimentos na concessão de créditos pelos bancos.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2064747&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails