À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/12/2011

Fenprof: memorando revisto da troika é «criminoso»

A Federação Nacional dos Professores considerou hoje «criminoso e obsceno» que o memorando revisto da troika reduza mais 380 milhões nas despesas com a Educação, afirmando que vai significar uma escola pior e mais professores desempregados, noticia a Lusa.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, garantiu que «neste momento não há nenhuma margem» para mais cortes no sector.

Mário Nogueira afirmou que é «uma irresponsabilidade completa» cortar ainda mais na Educação, porque «vai significar uma escola pior e cada vez mais professores desempregados».

A redução de custos na Educação, com o objectivo de poupar 380 milhões de euros, racionalizando a rede escolar e criando agrupamentos, diminuindo ao mesmo tempo as necessidades de pessoal, estão nas metas do memorando revisto da troika hoje divulgado.

«Ainda nem sequer entrou em vigor o Orçamento de Estado para 2012 que corta 1500 milhões de euros para a Educação», frisou Mário Nogueira.

Este orçamento faz da Educação «o sector que leva o corte maior de todos», argumentou, referindo que Portugal fica «no último lugar entre os 27 da União Europeia» em termos de fatia do Produto Interno Bruto destinada à Educação.

«O sistema educativo fica amputado de meios para poder, com qualidade, ultrapassar os défices que hoje tem a nível do sucesso escolar e do abandono e alargar a escolaridade obrigatória», considerou.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/fenprof-educacao-troika-memorando-cortes-tvi24/1310496-4071.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails