À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

21/11/2011

Desemprego de professores sobe 56% num ano

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego do Continente voltou a crescer em Outubro, para 567 250, mais 3% do que no mesmo mês de 2010 e mais 2,4% do que em Setembro, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no seu relatório mensal.
As profissões da área da segurança e protecção e também das áreas do comércio, serviços, indústria e construção civil continuam a ser aquelas em que se registam mais trabalhadores desempregados (no total, são 280 345, ou seja, mais de metade), mas foram os professores que mais recorreram aos centros de desemprego no último ano.
De acordo com os dados do IEFP, o número de docentes dos ensinos secundário e superior subiu de 5241 para 9681, ou seja, 84,7% no período em análise.
A estes juntam-se os profissionais de ensino do nível intermédio, em que o número de inscritos aumentou 26,3%, de 4908 para 6199. Contas feitas, e somando as duas áreas do ensino, o número de desempregados aumentou 56%, de 10 149 para 15 880.
Segundo o economista Manuel Caldeira Cabral, esta situação pode explicar-se por vários factores, mas principalmente pela diminuição do número de lugares colocados a concurso, que decorre de uma maior racionalização no ensino, como o encerramento de escolas e redução de turmas.
Depois dos professores, são os profissionais intermédios de saúde (enfermeiros, por exemplo) que encabeçam a lista das profissões em que o desemprego inscrito mais cresceu, mas a grande tendência do último ano tem sido a do aumento dos desempregados em profissões mais qualificadas.

http://www.dinheirovivo.pt/Estado/Artigo/CIECO023112.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails