À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/07/2010

Sindicato da polícia alerta para “agravamento” da insegurança em linhas ferroviárias urbanas

Um manifesto sobre o “agravamento” da insegurança nas linhas ferroviárias urbanas está hoje a ser distribuído em Lisboa pelo Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), Sindicato da Revisão Comercial Itinerante e pela Comissão de Utentes da Linha de Sintra.

Junto à Estação do Rossio, Lisboa, muitos cidadãos têm-se dirigido aos promotores da iniciativa “para contar a sua história de assaltos”, contou o dirigente da SPP/PSP, António Ramos.

Além da denúncia de aumento de agressões e roubos a passageiros, agentes da PSP e revisores, António Ramos referiu outro objectivo da iniciativa: voltar a alertar os responsáveis políticos. Criticando a falta de meios, o sindicalista exemplificou com o caso do Comando Metropolitano de Lisboa, onde “há um défice de 2300 homens”.

A mesma fonte informou que na unidade especial foi extinto um grupo de “90 homens” e os “restantes grupos também estão desfalcados”. “Também têm de ser distribuídos pelos vários sítios do país nesta altura da época balnear”, afirmou.

António Ramos garantiu que hoje em dia “qualquer pessoa tem medo de estar dentro da própria residência e por isso o sentimento de insegurança é geral”.

O sindicalista defendeu ainda a criação de uma polícia única, à semelhança das existentes em outros países da União Europeia e dos Países de Língua Portuguesa (PALOPS).

Para o dirigente, a GNR deve ser agregada à PSP para que existam “efectivos suficientes”.

Na linha de Cascais, dois jovens foram quarta-feira, ao final do dia, esfaqueados, com gravidade, num comboio da linha de Cascais, durante um confronto entre dois grupos, disse fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.

Já no sábado, a polícia levou para a esquadra 15 jovens, dos quais três ficaram detidos, de um grupo de cerca de 40 que provocou desacatos num comboio também na linha Lisboa-Cascais, disse fonte policial.

http://www.publico.pt/Local/sindicato-da-policia-alerta-para-agravamento-da-inseguranca-em-linhas-ferroviarias-urbanas_1444753

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails