À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/11/2011

Bruto da Costa considera que meia-hora a mais não terá efeitos

O investigador considera que a meia-hora não aumentará a produtividade das empresas e da economia. Para Alfredo Bruto da Costa, o problema está na impreparação dos patrões.

O tema esteve em discussão, esta segunda-feira, na concertação social, mas não houve acordo. Contudo, para Alfredo Bruto da Costa esta medida não terá efeitos nem do lado do emprego, nem da produtividade.
Em declarações à TSF, o antigo presidente do CES considerou que a questão é mais séria e envolve os gestores.
«O nível da qualificação dos empresários portugueses é em certos aspectos abaixo do nível de qualificação dos trabalhadores, que sabemos que é muito baixo comparado com os outros países europeus», sublinhou.
O investigador vai mais longe nas críticas aos empresários: «Toda a crise mundial é um falhanço generalizado dos empresários e dos gestores porque todo o poder de decisão estava neles», defendeu.
Alfredo Bruto da Costa alertou ainda para o facto de nem todas as formas de crescimento económico gerarem emprego, mas frisou que em Portugal essa questão nem se coloca porque o país ainda não está a discutir crescimento.
«Nós nem sequer temos uma política de crescimento, portanto estamos, por enquanto, completamente dependentes de políticas de equilíbrio orçamental e financeiro de natureza recessiva, como está à vista», disse.
Por isso, Alfredo Bruto da Costa entende que a acção política deve ser expressamente dirigida para aumentar o emprego.


http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2093582&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails