À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/10/2011

Controladores aéreos juntam-se à greve geral de 24 de Novembro

Hermínia Saraiva

Tripulantes da TAP, técnicos de manuntenção e ‘handling’ também analisam greve.
Controladores aéreos, tripulantes, técnicos de ‘handling' e de manutenção aeronáutica vão juntar-se à greve geral de 24 de Novembro, prometendo paralisar o espaço aéreo e os aeroportos portugueses. De fora ficam os pilotos que já disseram que vão avaliar a possibilidade de avançar com um pré-aviso de greve antes do final de Outubro.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da NAV, da Groundforce, Portway e dos tripulantes da TAP e da PGA vão avançar com pré-avisos de greve individuais para o dia da greve geral convocada pelas duas centrais sindicais.
Às questões do Orçamento de Estado e dos cortes de subsídios de férias e de Natal que irão abranger de igual modo as empresas do sector aeronáutico, acresce, no caso da NAV, o facto da empresa estar há mais de dez meses sem conselho de administração. Além disso, o corte de custos levará a uma quebra de receitas da empresa, explica a comissão de trabalhadores em comunicado. "Qualquer redução de custos terá que ser obrigatoriamente reflectida na redução das receitas, implicando neste caso uma diminuição na exportação (com um peso de cerca de 85% das receitas totais) dos serviços prestados pela NAV Portugal", lê-se no documento emitido pela comissão de trabalhadores da NAV e subscrito pelos cinco sindicatos representados na empresa.
A maioria dos sindicatos está abrangido pelo pré-aviso de greve entregue pelas duas centrais sindicais, mas há quem pondere avançar com convocatórias individuais. Assim, os sindicatos representados na NAV vão agora reunir em assembleia-geral com os trabalhadores e o pré-aviso deverá ser entregue colectivamente a 9 ou 10 de Novembro, explica Carlos Felizardo, responsável pela comissão de trabalhadores da NAV, respeitando os prazos legais exigidos para que sejam definidos os serviços mínimos. Os controladores são ainda uma das poucas classes profissionais que podem ser alvo de requisição civil.
Já o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, apesar de afecto à UGT, marcou para 8 de Novembro uma assembleia-geral para definir uma posição relativamente à greve geral do final do mês. Também o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA) deverá reunir em breve a direcção para definir a adesão à greve geral.
Decidida está a posição dos Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) e o dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava). "Independentemente de ser filiado na CGTP, o Sitava gosta de reafirmar a sua posição apresentando pré-avisos de greve próprios", diz José Simão, dirigente daquele sindicato. José Simão, do Sitema, diz que apenas falta definir os termos do pré-aviso que será entregue em breve.

http://economico.sapo.pt/noticias/controladores-aereos-juntamse-a-greve-geral-de-24-de-novembro_130000.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails