À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/10/2011

FÓRUM-Água é de todos, não à privatização

29 OUTUBRO – 14HORAS
JUNTA DE FREGUESIA SANTO ESTÊVÃO - LISBOA
(Rua dos Remédios, 57-A 2.º - junto à estação de Sta. Apolónia)

No âmbito da Campanha Água é de todos, foi decidido realizar o Fórum «Água é de todos, não à privatização», evento que terá lugar no próximo dia 29 de Outubro (Sábado) pelas 14H, na Junta de Freguesia de Santo Estêvão em Lisboa, com o objectivo central de debater e analisar formas de acção em defesa da água pública.

Pretende-se também neste encontro proceder à apresentação e lançamento de uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos visando a defesa da universalidade do direito humano fundamental à água e ao saneamento, a protecção das funções sociais, ecológicas e económicas da água e a continuidade da sua fruição como condomínio comum essencial à vida e a todas as actividades produtivas, bem como garantir o controlo e a gestão pública da água e dos serviços públicos.

O programa do Fórum terá 3 momentos:

1.º - Apresentação da Campanha Água é de todos, a que se seguirá um espaço de intervenções debate (entre as 14H.30M e as 16H.15M), procurando que durante este período sejam reflectidas as realidades e as experiências locais.

Neste espaço serão proferidas diversas intervenções por membros da Comissão Promotora da Campanha, estando ainda aberta a inscrição para intervenções dos participantes que o desejem fazer.

Contaremos também com a participação de uma dirigente sindical italiana, da CGIL Função Pública, que tem estado directamente ligada ao Fórum Italiano dos Movimentos da Água.

2.º - Desenvolvimento da Campanha (entre as 16H.30M e as 17H.30M), com apresentação de plano de trabalho e debate de sugestões, opiniões e iniciativas.

3.º - Apresentação e lançamento da Iniciativa Legislativa de Cidadãos e Encerramento do Fórum (entre as 17H.30M e as 18H.00M).

Este debate ocorre num momento em que o nosso país e as populações estão confrontados com a mais grave crise económica e social das últimas décadas. Crise acentuada pela aplicação das políticas do FMI/CE/BCE, e que a privatização da água, a concretizar-se, tornaria ainda pior, deixando o país mais dependente, desigual e injusto.

É pois urgente reforçar a luta pela água de todos e para todos e travar a ofensiva privatizadora alertando e mobilizando as populações.

Exemplos recentes, como o reconhecimento pelas Nações Unidas do acesso à água e ao saneamento como direito humano fundamental, a reconquista de serviços públicos de água e saneamento anteriormente privatizados, em inúmeros países, como França e Alemanha, e em cidades importantes, como Paris, a vitória obtida no referendo em Itália, entre muitos outros, demonstram que é possível avançar na gestão democrática e sustentável da água.

Também em Portugal é possível vencer e por isso a Campanha apresentou recentemente o Manifesto “Defender Juntos a Água de todos”, documento a que aderiram já mais de 80 organizações representativas de diversos sectores da sociedade portuguesa e cuja subscrição continua em aberto. Mais informação sobre a campanha, as organizações que a subscrevem e os seus documentos poderá ser encontrada em www.aguadetodos.com.

É neste sentido que vos dirigimos este convite para participar no Fórum «Água é de todos, não à privatização», aproveitando a oportunidade para apelar a que subscrevam o Manifesto, caso ainda o não tenham feito. Brevemente enviaremos um croqui com a localização da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, mas desde já informamos que se situa muito perto da Estação de Santa Apolónia - a cerca de 5/10 minutos a pé.

Tanto quanto possível agradecemos que confirmem a vossa presença até ao dia 27 de Outubro.

Com a Vossa presença, estamos certos de que este Fórum constituirá um momento de esperança, confiança e renovada exigência em defesa do bem-estar colectivo e do bem comum, a água.

Envio de inscrições para:
Água é de Todos – Telef.:  21 095 84 00 – Fax.:  21 095 84 69 – Email: geral@aguadetodos.com; stal.nacional@stal.pt

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails