À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/10/2011

Reitores consideram Orçamento 'alarmante'

Margarida Davim

Clique na imagem para ver o PDF
O Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) diz que os cortes previstos no Orçamento do Estado para 2012 vão traduzir-se em «severas limitações à autonomia» do ensino superior.António Rendas, presidente do CRUP, não tem dúvidas de que «os cortes previstos para as universidades públicas no próximo ano as colocam em situações extremas».
Em comunicado, o também reitor da Universidade Nova de Lisboa sublinha que «as universidades integram hoje um sector que não contribuiu para a deterioração das contas públicas, nem concorreu para a perda de competitividade do país». E recorda que «as universidades públicas já tinham sido objecto de uma redução equivalente a 8,5%».
Perante este cenário, os reitores temem que o ensino superior seja confrontado com uma «séria limitação do seu quadro de actividades» e seja posto em causa o desempenho esperado para este sector – que se tinha comprometido, através de um contrato de confiança assinado com José Sócrates, a aumentar o número de alunos e graduações atribuídas.
«Tal facto, para além de ditar um forte constrangimento nas actividades correntes, representa um factor de bloqueio e de desmotivação», alerta António Rendas, que considera «alarmante para as universidades» o Orçamento do Estado para 2012.
«A Proposta de Lei do OE para 2012, afigura-se alarmante para as universidades, dado preconizar severas limitações à sua autonomia, constitucionalmente reconhecida», pode ler-se num documento enviado às redacções.
  
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=32278

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails