À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

30/11/2011

Militares protestam em Lisboa contra o Orçamento

Após a manifestação do dia 12, que juntou milhares de militares na capital, hoje regressa a contestação com duas iniciativas: uma no Parlamento e outra em Belém.

Dirigentes de associações profissionais e outros militares vão assistir na Assembleia da República à votação final do Orçamento do Estado (OE) para 2012 e marcar presença numa vigília frente ao Palácio de Belém.

“O OE utiliza umas quantas medidas, que afectando o cidadão em geral, são particularmente lesivas não só para os militares, mas também da própria instituição militar”, explicou à Renascença, o coronel Pereira Cracel, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas.

A partir das 18h00, os mesmos dirigentes "e todos os militares que queiram e possam" somar-se ao protesto vão para a porta do Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República, que é o comandante supremo das Forças Armadas, para fazer "uma vigília" que tem como objectivo pedir a Cavaco Silva que vete o Orçamento, mas também que receba as associações do sector pela primeira vez.

As manifestações públicas de desagrado no seio das Forças Armadas não são a solução diz o almirante Vieira Matias. Mas o ex-chefe de Estado Maior da Armada considera existirem motivos para este descontentamento e pede ao poder político compreensão.

“Quando oiço dizer que não se promovem as pessoas que chegam ao tempo: isso é a degradação da base da disciplina militar, que é a da cadeia hierarquia. Também li nos jornais, que se promovem, mas não se paga de acordo com o posto. Isso também não é dignificar a função militar e a dar azo a que essas coisas aconteçam”.

Vieira Matias diz estar preocupado e vaticina para o próximo ano um intensificar dos protestos.

Os militares protestam sobretudo contra os cortes que os afectam e a retirada de direitos inerentes à condição militar, sublinhando que estão a ser equiparados a qualquer funcionário público quando lhes são pedidas obrigações e disponibilidade que não existem para nenhum outro grupo profissional. 

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=40976

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails