À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/11/2011

CGTP: Pedir corte de salários no privado "é um disparate"

Carvalho da Silva considera que a redução dos salários é uma receita que já temos demais e vai ter o efeito contrário ao pretendido.

O secretário-geral da CGTP considera que a redução de salários e o abaixamento dos salários “retira competitividade ao país” e é uma das “causas do prolongamento da crise”.

Em declarações à TSF, Carvalho da Silva considerou assim um disparate a proposta da troika de o privado seguir os cortes de salários a implementar na função pública em 2012.

A troika deixou ontem um apelo às empresas privadas para que cortem os salários aos seus trabalhadores para conseguirem vender mais e mais barato. Mas, além do conselho, está já a estudar a forma de permitir que a medida se concretize: uma revisão ao Código do Trabalho, sabe o Negócios – que actualmente protege os trabalhadores de reduções salariais directas.

O líder da CGTP entende que este pedido representa uma “receita que já temos demais” e terá o efeito contrário ao pretendido, pois vai retirar competitividade ao país e é já uma das “causas do prolongamento da crise” em Portugal e noutros países.

“A Organização Internacional do Trabalho chama à atenção permanente para esse aspecto e, como toda a gente sabe, a via da competitividade pelo abaixamento dos salários é uma espiral regressiva que não tem sentido a não ser que voltemos ao trabalho escravo”, sublinhou Carvalho da Silva à TSF.

Carvalho da Silva considera, por isso, que este “procedimento é um disparate” e que este só conduz ao “empobrecimento do povo e limitação do desenvolvimento das sociedades”.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=520065

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails