À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/01/2011

Comissão de Utentes lança abaixo-assinado contra cortes nas ligações fluviais Seixal-Lisboa

A Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS) vai lançar um abaixo-assinado em protesto contra a eliminação de carreiras nas ligações entre Seixal e Lisboa, na quinta-feira no terminal fluvial da Transtejo no Seixal.

O documento, que a comissão vai depois endossar ao ministro dos Transportes, António Mendonça, tem como objectivo a reposição das cinco carreiras da Transtejo entre Seixal e Lisboa, eliminadas pela empresa desde 01 de Janeiro de 2011.
Para a CUTMS, “as alterações introduzidas com a retirada das carreiras das 07:15, 08:00 e 08:45, com partida do Seixal, e das 07:45 e 08:25, com partida do Cais do Sodré, em Lisboa, que aumentam os tempos de espera dos utentes, são tanto mais incompreensíveis e injustas quanto ocorrem durante a hora de ponta, quando há mais deslocações de quem trabalha e estuda na outra margem”.
Por seu lado, a empresa justifica este corte com a necessidade de “reorganização da oferta no período de ponta da manhã, entre as 06:10 e as 09:00, face aos últimos dados de procura registados”.
A comissão argumentou ainda que estas alterações vêm juntar-se ao “agravamento significativo dos custos com os transportes, designadamente do custo com o passe social”.
“O Governo aumenta as tarifas, diminui a oferta de um operador público que está inserido no sistema do passe social intermodal e empurra os utentes para a Fertagus, operador privado, que está fora da rede do passe social, penalizando ainda mais as populações da margem Sul”, defendeu.
Por outro lado, considerou, “ao restringir o direito e a necessidade à mobilidade das populações nos transportes públicos, cortando na oferta, contradiz as campanhas que visam a mobilidade sustentada dentro da área metropolitana de Lisboa”.
A recolha de assinaturas vai decorrer até ao final do mês de janeiro e a CUTMS vai depois deslocar-se ao Ministério dos Transportes para as entregar.

http://www.destak.pt/artigo/84527-comissao-de-utentes-lanca-abaixo-assinado-contra-cortes-nas-ligacoes-fluviais-seixal-lisboa

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails