À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/07/2008

IMIGRAÇÃO E IMIGRANTES EM PORTUGAL Parâmetros de regulação e cenários de exclusão - Fernando Luís Machado

Introdução

As questões sociais, culturais e políticas que a imigração laboral coloca às sociedades e esta dos de acolhimento podem ser analisadas em dois planos distintos: o plano da regulação dos fluxos migratórios, em ter mos do volume, origem e perfil dos migrantes que atravessam as fronteiras nacionais; e o plano da integração social das populações imigrantes que, de pois de atravessadas essas fronteiras, se instalam e vão sedentarizando. Os dois estão obviamente interligados: se não houver qual quer controlo nas fronteiras haverá sempre mais imigrantes a integrar, provavelmente cada vez mais diversificados, e a integração será mais difícil.1
Ultimamente, a discussão pública, política, e mesmo académica, sobre a imigração tem-se foca do sobretudo no primeiro plano, tendendo a esquecer o segundo. Quando se discute apenas, por exemplo, em quantos milhares de novos imigrantes se cifram as necessidades do mercado de trabalho em cada ano, estamos a referir-nos só ao primeiro plano e não ao segundo.
Neste texto têm-se em conta os dois planos. Começarei por referir alguns parâmetros actuais dos fluxos migratórios, que de vem ser ti dos em conta quando se trata de saber como regular esses fluxos e, depois, chamarei a atenção para alguns sinais do que podem ser, a curto ou médio prazo, cenários de exclusão social de muitos dos imigrantes laborais já fixados em Portugal.

1 comentário:

darksedex disse...

Nossa ...fiko perdidinhu nesses textos de sociologia ....apesar de ser 1 matéria muito interessante !

Pictures Motion...Um blog de imagens ...por que umaimagem vale mais do que mil palavras
http://picturesmotion.blogspot.com/


Pictures Motion. One blog as of pictures. By than it is to a picture valley more than a thousand words
http://picturesmotion.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails