À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/04/2010

Funcionários públicos perdem 155 euros/mês com reforma antecipada

Até Abril, a penalização média para quem se reformou antes de tempo atingiu os 13%.

Os funcionários públicos que se reformaram, este ano, antes da idade legal exigida, perderam, em média, 155 euros mensais no valor da sua pensão, revelam dados do Ministério das Finanças solicitados pelo Diário Económico.

De acordo com a mesma fonte, a penalização média das pensões antecipadas atribuídas entre Janeiro e Abril deste ano foi de 12,9%. Assim, e tendo em conta que a pensão média é, segundo a Caixa Geral de Aposentações (CGA), de cerca de 1.200 euros, os funcionários que decidiram deixar a vida activa, perderam em média 155 euros mensais. A penalização por cada ano de antecipação face à idade legal (62 anos e seis meses) é de 4,5%, o que significa que estes funcionários perderam dinheiro ao ficar a pouco mais de dois anos da idade exigida.

O valor do corte na pensão, verificado nos primeiros quatro meses de 2010, foi, no entanto, menor do que o registado em todo o ano de 2009, em que a penalização média foi de 13,9%, ou seja 167 euros mensais. Mas esta redução de 155 euros registado entre Janeiro e Abril de 2010 tenderá a tornar-se mais significativa ao longo dos meses, quando os 15.800 pedidos de reforma entrados na CGA no primeiro trimestre - três vezes mais do que no período homólogo - forem autorizados.

http://economico.sapo.pt/noticias/funcionarios-publicos-perdem-155-eurosmes-com-reforma-antecipada_87226.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails