Portugal pode ficar este ano no 3ºlugar da lista dos países com menor crescimento do Produto Interno Bruto, só melhor que o Porto Rico e a Grécia, prevê a revista britânica The Economist.
Para a revista The Economist não há dúvidas que as previsões de José Sócrates vão falhar.
O Governo português estima que a economia cresça 0,2 por cento este ano, mas a revista britânica considera que 2011 será um ano de recessão de mais de um por cento.
Na lista ontem divulgada, e que contempla as estimativas para este ano, país a país, Portugal não só não cumpre a meta do crescimento como aparece entre os piores.
Porto Rico e Grécia ocupam os dois primeiros lugares e no terceiro lugar do pódio aparece Portugal.
Dos dez países com desempenho menos positivo, inclui-se ainda Espanha, sendo que no país vizinho a estimativa é de que a economia não cresça mais do que um por cento.
O estudo da revista The Economist, chama ainda a atenção para os países que estão a ser fortemente atacados pelos mercados de dívida, deste grupo fazem parte, Portugal, a par da Irlanda, Itália, Grécia e Espanha.
No lado oposto da lista, os países emergentes aparecem em grande destaque: Qatar, Gana e a Mongólia lideram o que de melhor se espera para este ano, com taxas de crescimento económico que rondam os dez por cento.
A China está no sexto lugar dos países que mais deverão crescer em termos de Produto Interno Bruto (PIB), com um estimativa de quase nove por cento.
Ainda segundo a Economist, o crescimento da economia a nível mundial vai abrandar para os 2,5 por cento, depois de ter terminado 2010 com uma taxa de 3,5 por cento.
Sem comentários:
Enviar um comentário