À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/05/2010

Odivelas - Cordão humano pela saúde

Cerca de 300 pessoas formaram ontem um cordão humano em Odivelas, em protesto contra a falta de cuidados de saúde no concelho. A diminuição do horário de funcionamento das urgências e a falta de médicos estiveram na origem da manifestação.

Empunhando vários cartazes reivindicativos, os populares, mobilizados pelo Movimento Mais Saúde e pelas comissões de utentes dos centros de saúde de Odivelas, percorreram algumas das principais ruas da cidade e terminaram o protesto junto ao Centro de Atendimento de Urgências (CATUS) local, cuja redução de horário foi um dos motivos de contestação.

Num concelho onde um terço dos habitantes (50 mil pessoas) não tem médico de família, os participantes na iniciativa exigiram a colocação de mais clínicos e enfermeiros nos serviços de saúde.

Outra das reivindicações foi a construção de mais centros de saúde no município. "Os equipamentos existentes estão num estado de degradação inaceitável, quando há promessas de novos centros de saúde há décadas, que têm vindo sempre a ser adiadas", acusa Natália Santos, responsável do Movimento Mais Saúde, lembrando que, no caso de algumas freguesias, já há terrenos disponibilizados há vários anos.

"As condições de saúde em Odivelas são absolutamente indignas para utentes e profissionais. Somos um dos concelhos do país com piores cuidados de saúde", queixa-se a responsável. "Nestes últimos anos o investimento feito nesta área em Odivelas tem sido nulo. Queremos cuidados de saúde dignos e de qualidade", acusa Natália Santos. O Movimento Mais Saúde tem levado a cabo várias acções para protestar contra a falta de cuidados médicos do município, as últimas das quais uma vigília simbólica e o lançamento de uma petição online.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Odivelas&Option=Interior&content_id=1576402

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails