O catedrático da Universidade de Coimbra José Reis atribuiu responsabilidades na crise à ciência económica dominante, defendendo ser possível uma posição alternativa a esta da economia enquanto ciência.
"Há uma responsabilidade do pensamento económico, do conhecimento técnico e dos economistas na crise. Temos que reflectir, pensar e criar uma alternativa à ciência económica dominante", considerou, em declarações à agência Lusa, o professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FUEC).
A análise da responsabilidade do pensamento económico e do conhecimento técnico dos economistas na crise e de uma posição alternativa a esta, em que a economia "não se limite a ser a ciência dos mercados", foram questões em debate no seminário "A Economia e o Económico", que terminou este sábado no Centro de Estudos Sociais (CES) da UC.
"A economia enquanto ciência tem de alargar o seu objecto: tem de estudar também as formas concretas como as pessoas e a produção se organizam, que factores culturais, sociais e políticos intervêm", sustentou o antigo secretário de Estado do Ensino Superior à margem do seminário.
Na perspectiva do investigador do CES, "a economia enquanto ciência tem muita matéria de que se ocupar e pode fazer melhor do que a ciência económica dominante".
Deve preocupar-se com os próprios fins da riqueza, com a forma como as pessoas vivem e alcançam o bem-estar", sublinhou José Reis.
De acordo com o catedrático da FEUC, que proferiu a conferência de encerramento do seminário, nos trabalhos foi também levada a cabo "uma reflexão crítica" sobre a ciência económica e o ensino.
"Na maioria das faculdades de Economia continua a ensinar-se Economia como se nada se tivesse passado nos últimos meses", criticou.
Frisando que "a crise será longa, seguramente de anos", José Reis considerou que, actualmente, "é absolutamente crucial o investimento público em infraestruturas e modernização".
O seminário foi organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Governação e Instituições da Economia do CES e do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação CES/FEUC.
in JN (25.01.09)
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