À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/04/2009

Empresa têxtil HBC despede 170 trabalhadores

A empresa de confecções HBC, de Oliveira do Hospital, iniciou o processo de insolvência, deixando no desemprego 170 trabalhadores que já não recebem os salários desde Fevereiro, disse esta sexta-feira Fátima Carvalho, do sindicato do sector.

Fátima Carvalho, do Sindicato dos Têxteis Lanifícios e Vestuário do Centro (STLVC), disse à agencia Lusa que a administração da HBC comunicou na quinta-feira ao sindicato e aos trabalhadores, numa reunião no Governo Civil de Coimbra, «não ter condições para manter a empresa em funcionamento».

Por trás do encerramento, está a situação difícil que a HBC atravessava, com dívidas à Segurança Social e ao fisco. O contexto, que «já era problemático há alguns meses», agravou-se com a falta de encomendas, levando ao pedido de insolvência agora efectuada, disse Fátima Carvalho.

Segundo a sindicalista, o processo foi acompanhado pelo Governador Civil da Coimbra (GCC), pela Segurança Social, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) e pelo STLVC, tendo-se realizado, nos últimos meses, diversas reuniões em que se estudaram saídas para a empresa.

«Os trabalhadores e o sindicato tudo fizeram para ajudar na viabilização desta empresa», disse Fátima Carvalho.

À procura de novo investidor

Na quinta-feira, a administração da HBC comunicou a decisão de proceder à insolvência, processo que o STLVC e o GCC acreditam ser uma forma de permitir a liquidação do passivo e possibilitar a entrada de um novo investidor.

Nesse sentido, e segundo Fátima Carvalho, foi proposto a todos os intervenientes «uma atitude activa na procura de um novo investidor».

Neste momento, como solução imediata e por forma «a proteger melhor os trabalhadores», foi proposta a suspensão dos contratos de trabalho para permitir o acesso ao subsídio de desemprego, «o que prova que os trabalhadores e o sindicato, ainda têm esperança numa solução», adiantou à agência Lusa a mesma fonte.

Na próxima segunda-feira decorre nova reunião no GCC, onde estarão presentes o sindicato, o IAPMEI e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, no sentido de encontrar outra solução para a HBC, disse Fátima Carvalho, acrescentando que «os trabalhadores não vão baixar os braços».

O Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, Mário Alves, contactado pela agência Lusa no sentido de saber da disponibilidade do executivo para ajudar a encontrar uma solução, recusou fazer qualquer comentário.

TVI24 - 24.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails