À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/04/2009

Desemprego registado em Março no Algarve duplicou face ao período homólogo

Os números disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para o mês de Março demonstram um aumento do número de desempregados face ao mês anterior e homólogo. Os homens são mais penalizados do que as mulheres. Por seu lado, os detentores de formação superior são os que melhor resistem à escalada deste indicador.

O número de desempregados inscritos no IEFP no mês de Março de 2009 ascendeu a 484 131 indivíduos, um registo superior ao verificado em Fevereiro e no mês homólogo de 2008 em 3,2% e 23,8%, respectivamente. O aumento do desemprego entre os homens é bastante mais expressivo comparativamente ao observado entre as mulheres: enquanto no caso dos homens o aumento do desemprego face ao mês anterior e homólogo foi, respectivamente, de 3,8% e 38,9%, no caso das mulheres essa evolução foi de 2,6% e 13,6%.
No que toca aos níveis de escolaridade, a incidência do aumento deste indicador é mais intensa entre os desempregados inscritos que completaram o 2º e 3º ciclo do ensino básico: em Março de 2009, o número de desempregados com estas qualificações era 32,6% e 31,5% superior face ao registado em Março de 2008. De referir, porém, que o valor deste indicador para os desempregados que concluíram o ensino secundário é também elevado, fixando-se nos 27,1%.
O Algarve continua a ser a região mais fortemente atingida pelo crescimento do desemprego comparativamente ao registado no ano anterior, tendo o valor desta medida aumentado 55,2% face a Março de 2008. A Madeira, por seu lado, é a região do país cujo número de desempregados registados em Março mais cresceu face ao verificado no mês de Fevereiro: subida de 6,2%.

Link para dados desenvolvidos.

Observatório das Desigualdades - 24.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails