À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/06/2010

Ameaça de boicote ao fecho de escolas

Ministério prevê encerramento de 500, mas municípios dizem que têm de aprovar antes

A Associação Nacional de Municípios (ANMP) foi apanhada de surpresa com o anúncio do Ministério da Educação de que 500 escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos devem fechar as portas já no final deste ano lectivo. O presidente da ANMP, Fernando Ruas, garantiu à Lusa que as escolas só vão encerrar se as autarquias concordarem.

Até ao final da legislatura devem fechar mais 400 estabelecimentos. O anúncio da ministra Isabel Alçada foi feito através de uma proposta do Conselho de Ministros, quando ainda estão a decorrer as negociações com os municípios.

"Tínhamos a ideia de que o assunto não ia a Conselho de Ministros", refere António José Ganhão, responsável da ANMP pela área da Educação. E garante, mostrando--se surpreendido, que este anúncio nunca foi falado nas negociações.

Embora soubesse que os estabelecimentos iam fechar, António José Ganhão considera que era preciso mais tempo e "um acordo favorável do município onde as escolas vão encerrar". Dizendo que falta ainda analisar os casos de escolas que este ano têm, por exemplo, 19 alunos, mas que nos próximos anos possam ter mais de 20 alunos. "Se calhar estas escolas não precisam de fechar", diz.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1583914

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails