À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/06/2010

Hospital de Braga dispensa 20 médicos das urgências à meia-noite

Urgência do hospital atingiu ruptura com mais de cinco horas de espera. Polícia já interveio para serenar os ânimos.

A partir da meia-noite de hoje, a urgência do Hospital de Braga pode ficar sem médicos. Em causa está a saída de 20 clínicos subcontratados à empresa de prestação de serviços médico Semeno.

Ao que o Económico apurou, o Grupo Mello Saúde, responsável pela gestão clínica do hospital, rescindiu o contrato com a empresa (que estaria em vigor até Outubro), com efeitos práticos a partir da meia-noite de hoje. Ou seja, estes médicos, responsáveis por assegurar a triagem nas urgências 24 horas por dia, cessam funções às 00h00.

Neste momento os serviços estão em ruptura e o caos instalou-se nas urgências, com um tempo de espera previsto de cerca de cinco horas. Um dos utentes, que ainda se encontra à espera de ser atendido nas urgências contou ao Económico que os clínicos "não estão a atender as pessoas e os corredores estão apinhados de gente", acrescentando que a polícia foi chamada a intervir nalgumas situações em que os ânimos se exaltaram.

Contactada pelo Económico, fonte oficial do Hospital de Braga garantiu que "não há qualquer despedimento de médicos do hospital no serviço de urgência. Pelo contrário, há um reforço da equipa interna, reduzindo-se apenas o número de horas subcontratadas."

O Hospital acrescentou ainda que o serviço de urgências será reforçado, "a partir do dia 1 de Junho", com uma "equipa interna do hospital".

Este hospital iniciou um processo de transformação para o modelo de parceria público-privada (PPP) em Setembro passado, tendo a gestão clínica passado para o Grupo Mello Saúde.

http://economico.sapo.pt/noticias/hospital-de-braga-dispensa-20-medicos-das-urgencias-a-meianoite_91115.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails