À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/03/2010

Alemães aconselham gregos a vender ilhas para pagar dívida

Dois deputados de partidos da coligação governamental de Angela Merkel aconselharam a Grécia a vender algumas das suas ilhas para arrecadar receita e combater o grave endividamento do país. O conselho causou indignação em Atenas.

Podia ter sido uma piada, mas a Alemanha é neste momento o país que tem o futuro da Grécia nas mãos, por via do seu peso na União Europeia. E a ideia parte precisamente de dois deputados de partidos da coligação no poder: Frank Schäffler, dos liberais, e Josef Schlarmann, da CDU de Angela Merkel.

«O Estado grego deve ver-se livre das suas participações em empresas e vender terrenos, como por exemplo, as suas ilhas desabitadas», sugere Schäffler. «A Grécia possui edifícios, empresas e ilhas desabitadas que podiam ser vendidas para pagar dívidas», afirmou Schlarmann, numa entrevista conjunta ao jornal Bild.

A ideia, sustentam os deputados germânicos, não é descabida, existindo um mercado de luxo para ilhas privadas, sobretudo junto de milionários alemães. A Grécia conta com 3054 ilhas, sendo que menos de uma centena são habitadas.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros grego Dimitris Droutsas reagiu com desagrado ao 'conselho de amigo' alemão: «Só faltou dizerem que devíamos vender a Acrópole».

«Sugestões destas são inapropriadas», afirmou Droutsas.

A polémica estalou na véspera de um encontro entre Merkel e o executivo helénico, que propõe uma redução salarial de 9%, a eliminação do 14.º mês na Função Pública e uma subida generalizada de impostos.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=164648

1 comentário:

pvnam disse...

Desaparecer por desaparecer... mais vale vender... do que desaparecer à borla!


---> Bye, bye Portugal, Espanha, França, etc...
---> É uma 'situação natural' - a História sempre foi assim: em virtude de migrações... a nova população não se revê na Identidade Nativa... e então... depois surgem novas identidades...
---> O Kosovo é uma 'situação natural' (leia-se, não é uma 'Identidade a Régua-e-Esquadro')... e... DESAPARECEU À BORLA! Analogamente, afectadas por uma nova população - que não se revê na Identidade Nativa - será uma 'situação natural' o desmantelamento de muitas Identidades que, por enquanto, ainda andam por aí...


---> A população nativa portuguesa está a definhar... e (só os parvos-à-Sérvia é que não vêem isso)... o país está condenado a desaparecer.
---> MAIS VALE VENDER O PAÍS, por exemplo, à China... do que... entregar o país à borla aos novos dominadores da demografia nesta região do planeta
[nota: os Russos venderam o Alasca aos Norte-Americanos]



ANEXO:
-> Uma pequena alternativa: antes que seja tarde demais, há que mobilizar, para um separatismo, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...

Related Posts with Thumbnails