À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

30/11/2009

Shakira recorda 35 milhões de crianças latino-americanas sem educação

A cantora Shakira apelou aos países ibero-americanos para que dêem atenção aos 35 milhões de crianças latino-americanas que não recebem educação escolar. O apelo foi apoiado pelas presidentes chilena e argentina.

A cantora Shakira apelou, esta segunda-feira, aos países ibero-americanos para que tomem atenção aos cerca de 35 milhões de crianças na América Latina que não recebem qualquer tipo de educação escolar.

A presidente da fundação América Latina em Acção Solidária explicou que a educação é um pilar fundamental para estas crianças e que é «na vida humana o que é o cimento para uma casa».

«Na América Latina, durante décadas, o Estado gasta muito dinheiro a tentar procurar soluções temporárias para problemas de base», assinalou a cantora pop, que deixou o apelo à mobilização de todos para que se garanta a educação das crianças na América Latina antes dos seis anos.

A mensagem de Shakira tocou a presidente chilena, a pediatra Michelle Bachelet, que considera fundamental que esta educação seja dada, seja do ponto de vista ético e social, bem como no económico.

«Todos os recursos que se invistam na possibilidade de se gerar as condições para que um menino ou uma menina desde a mais tenra infância se desenvolva adequadamente e possa ter a plenitude das suas capacidades, talentos e méritos é o que nos possibilitará fazer a diferença», explicou.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, também escutou este apelo de Shakira e lembrou que o «grande problema de falta de estímulos dos nossos filhos é a pobreza e a desigualdade social que converteu a América Latina não no continente mais pobre mas no mais desigual».

TSF - 30.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails