À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/09/2009

Trabalhadores da Auto Sueco fazem greve pela actualização dos salários

Os trabalhadores do Grupo Auto Sueco estão em greve até ao final do dia de terça-feira, reclamando a actualização dos seus salários e repudiando o aumento do custo das refeições na empresa promovido pela administração.

"Hoje, segunda-feira e terça-feira, durante todo o dia e em todos os turnos, os trabalhadores da Auto Sueco estão em greve, contra a negação de aumentos salariais", informou em comunicado a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL).

Os trabalhadores dizem que em mais de 60 anos de existência da empresa, é a primeira vez que a administração decidiu não actualizar os salários, com a "agravante" de ter aumentado o custo das refeições.

"A única explicação adiantada foi a 'crise', mas revistas da empresa referiram o ano de 2008 como um dos melhores de sempre e os trabalhadores sabem que falta de trabalho não é o problema", disse a entidade sindical.

A greve foi decidida após os plenários de trabalhadores realizados em Gaia, no Porto e na Maia, na quinta-feira e na sexta-feira.

"Mesmo que a Auto Sueco estivesse agora, eventualmente, a sentir efeitos de uma suposta crise, depois de tantos anos de lucros sucessivos, os trabalhadores não aceitariam serem os primeiros a ser sacrificados", frisou a FIEQUIMETAL.

O movimento sindical acrescentou que os trabalhadores defendem "medidas de fundo que garantam a estabilidade da empresa, começando por uma política interna mais aberta, por forma a que passem a ocorrer verdadeiras negociações, e não imposições".

SIC - 26.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails