À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/03/2011

Portugal é o único país da UE onde a produção industrial cai

A produção industrial nacional registou uma queda homóloga de 1,4% em Janeiro, o único desempenho negativo entre os 27.
O gabinete de estatística comunitário revelou hoje que, no primeiro mês deste ano, a produção industrial cresceu 6,6% na zona euro e 6,8% nos 27 países da União Europeia, quando comparado com Janeiro de 2010.
Os melhores desempenhos, entre os países para os quais já existem dados disponíveis, pertenceram à Estónia, Eslováquia e Lituânia, em que a produção industrial acelerou 29%, 17% e 16%, respectivamente, em termos homólogos.
Por outro lado, Portugal foi o único estado-membro onde a produção nas fábricas caiu (-1,4%) em Janeiro quando comparado com o mesmo mês de 2010, segundo os dados divulgados hoje pelo Eurostat. Em termos de variação mensal, a indústria portuguesa teve também o pior desempenho da UE, tendo a produção diminuído 4,2% em Janeiro face a Dezembro.
Os outros únicos países que registaram quebras mensais na produção foram a Finlândia (-2,8%), a Letónia (-2,4%), a Itália (-1,5%) e a Irlanda (-1%).
No conjunto dos 17 países do euro, a produção industrial subiu 0,3% em Janeiro, relativamente ao mês anterior, enquanto que nos 27 avançou 0,6%.

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-e-o-unico-pais-da-ue-onde-a-producao-industrial-cai_113279.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails