À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/03/2010

Viana do Castelo - Idosos reclamam centro de dia

Uma centena de idosos de três freguesias de Viana do Castelo concentrou-se, ontem, quinta-feira, em Lanheses, numa "manifestação pacífica", para exigir a construção de um lar e centro de dia, obra reivindicada há mais de uma década.

"Nestas três freguesias (Lanheses, Vila Mou e Torre), estão sinalizados mais de 700 idosos, muitos deles obrigados a passar o dia e a noite sozinhos, por falta de um equipamento para os acolher", afiançou José Amorim, do denominado Movimento Pró-Lar de idosos de Riba Lima.

Promessa antiga

"Já se fala da construção do lar de idosos e do centro de dia há mais de dez anos, num terreno próximo da igreja paroquial de Lanheses, mas a verdade é que, por vicissitudes várias, a obra ainda não avançou", acrescentou.

Com velas na mão, os idosos percorreram, ontem à tarde, a curta distância que separa a igreja paroquial do local onde há muito querem ver construído o equipamento. "Acendemos as velas para iluminar a ideia das pessoas. A ver se alguém olha para nós. Trata-se de um acto simbólico", enfatizou Augusto Franco, do referido movimento, dando conta que várias são as pessoas que poderiam ser apoiadas com a criação da referida estrutura. "Há aqui pessoas a sobreviver em condições de miséria e que poderiam, dessa forma, ser apoiadas", asseverou.

De igual modo, Maria Araújo, de 83 anos e residente em Lanheses, que tomou parte na iniciativa, assinalou: "Esta é uma obra de necessidade. Se existisse aqui um lar ajudaria muitas pessoas que vivem com dificuldades". Ao seu lado, Virtude Rocha, de 75, disse: "Há aqui muita gente idosa a viver só. Não queremos isso. Eu não tenho grandes posses mas dei o que pude para esta obra. Gostávamos de vê-la nascer". "Já devia estar pronta", acrescentou José Silva, de Vila Mou, defendendo João Quintas, de Lanheses, que a obra "não pode deixar de ser apoiada". No ano passado, o Centro Paroquial de Lanheses apresentou uma candidatura, orçada em mais de um milhão de euros, para a construção de edifício com lar, centro de dia e apoio domiciliário. Porém, viria a ser foi chumbada.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viana%20do%20Castelo&Concelho=Viana%20do%20Castelo&Option=Interior&content_id=1516892


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails