À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/10/2009

Portugal cai um lugar no ranking do desenvolvimento humano

Com um IDH de 0,909, Portugal é o 34º país do mundo que apresenta para este indicador um valor mais elevado. De acordo com o “Human Development Report 2009”, cujos dados se referem a 2007, a posição relativa do país piora se se atentar apenas, quer nos níveis educativos da população portuguesa, quer no valor do Produto Interno Bruto per capita. Todavia, no que toca à saúde e à longevidade da população – terceira dimensão a partir da qual é construído o índice em causa –, Portugal ocupa a 29ª posição.
Esta lista é encabeçada pela Noruega, Austrália e Islândia. Entre os 38 países do mundo que têm um IDH “Muito Elevado”, 28 pertencem à UE-27 e/ou à OCDE. A Bulgária é o país da UE-27 com o ranking mais baixo (61ª posição), estatuto assumido pela Turquia no quadro dos países da OCDE (79ª posição).
O Brasil, por seu lado, ocupa a 75ª posição, com um IDH de 0,813 (“Elevado”), acima da pontuação de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola, que têm um IDH “Médio”. Timor-Leste, Guiné-Bissau e Moçambique integram a categoria dos países que têm um IDH “Baixo”.

Observatório das Desigualdades - 06.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails