Apesar dos aumentos significativos na escolarização da população portuguesa com idade entre os 25-64 anos, 72% não tinha ido além do 9º ano em 2008.

Entre 1998 e 2008 a população portuguesa que concluiu o ensino secundário/pós-secundário e o superior conheceu um aumento de 5% e 6,7% anual, respectivamente. Enquanto nesse primeiro período 82% da população portuguesa com idade entre os 25-64 anos não tinha ido além do 9º ano, em 2008 esse resultado diminuiu 10 pontos percentuais. Pelo contrário, a proporção dos portugueses que concluíram o ensino secundário/pós-secundário e superior aumentou de 10% para 14% e de 8% para 14%, respectivamente.
As melhorias verificadas são porém insuficientes para aproximar significativamente Portugal dos níveis de escolarização médios existentes nos países da OCDE. Portugal é neste conjunto de países o que apresenta valores mais elevados para a população que não foi além do 9º ano, o resultado mais baixo para a população que concluiu no máximo o ensino secundário/pós-secundário e, no que toca à população com formação superior, apenas a Turquia tem um resultado inferior ao de Portugal.

De acordo com os dados publicados pela OCDE no relatório Education at a Glance 2010, os níveis de escolaridade da população portuguesa aumentam consideravelmente nas faixas etárias mais jovens: 47% dos portugueses com idade entre os 25-34 anos tinham em 2008 concluído pelo menos o ensino secundário e 23% o ensino superior. No que a este último indicador diz respeito, Áustria, República Checa, Itália, México, Eslováquia e Turquia apresentam resultados mais baixos. Contudo, mesmo entre este grupo etário mais jovem, os resultados de Portugal nos níveis de escolaridade média e superior ficam bastante a abaixo dos valores médios apurados para os países da OCDE.
Nota: Fotografia publicada no relatório "Education at a Glance 2010".
Sem comentários:
Enviar um comentário